Conhecendo Itabirito: Prefeitura proporciona a alunos de escolas locais aprendizado sobre a centenária história de Itabirito

Conhecendo Itabirito: Prefeitura proporciona a alunos de escolas locais aprendizado sobre a centenária história de Itabirito

Em uma fascinante viagem pelo Centro Histórico de Itabirito, centenas de alunos matriculados no 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e privadas, além da Apae, embarcam em uma jornada pelo passado no projeto “Conhecendo Itabirito: Itabirito ontem e hoje”, desenvolvido pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo. 

A nova edição do projeto acontecerá até dia 27 de março, contemplando cerca de 620 estudantes com uma vivência única, guiada por especialistas na história do município. A inciativa conta com apoio das Secretarias de Educação, de Gestão de Frotas e de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana. 

O turismo pedagógico proporciona aos participantes a oportunidade de explorar relatos e monumentos que remontam aos séculos XVIII e XIX. 

Para o historiador do Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit), Carlos Carmo, o projeto Conhecendo Itabirito vai além da jornada pelo passado: é uma oportunidade ímpar de preservar a identidade e o patrimônio do município. "É crucial que os alunos se sintam conectados com sua história e reconheçam sua importância na construção coletiva desses 300 anos da existência de Itabirito". 

Trajeto histórico 

O percurso começa no adro da Capela de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro, e nas ruas históricas, revelando os segredos da Rua do Rosário e do imponente casarão de Paulo Josafá, sede da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo. A visita tem sequência na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, mergulhando na riqueza arquitetônica da região.   

No Centro Histórico, os estudantes exploram a Ladeira São Francisco, o antigo quartel da Polícia Militar, a Fábrica Velha e o Atelier de Artes Integradas. O encerramento da jornada ocorre na Praça da Estação. Na ocasião, os alunos são recebidos na Biblioteca Pública Professor Diaulas de Azevedo, onde conhecem a arquitetura, os usos ao longo do tempo e os serviços ofertados à população. Na sequência, retornam à escola repletos de novos conhecimentos. 

Aprendizado lúdico 

Larissa Emanuele, de sete anos, compartilhou a empolgação com as descobertas. "Aprendi muito sobre a história de Itabirito, especialmente sobre a construção das igrejas locais. As 15 escadas da Capela do Rosário representam os 15 mistérios do rosário. Isso é muito interessante", destacou. 

A relevância do Projeto Conhecendo Itabirito reafirma o pertencimento sobre a história do município. “Os alunos atuam como agentes multiplicadores em suas relações familiares e sociais, destacando a importância da conservação dos bens patrimoniais”, completou a diretora de Turismo, Rosilene Martins.