Vacina contra Covid-19: Prefeitura de Itabirito iniciará vacinação infantil no próximo sábado

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará no próximo sábado, dia 22 de janeiro, a vacinação infantil contra a Covid-19. O município recebeu cerca de 500 doses para iniciar a vacinação de crianças com comorbidades, com necessidades especiais e imunosuprimidas na faixa etária de 5 a 11 anos.

Crianças com quadro de doenças respiratórias, a exemplo das asmáticas, serão vacinadas diante da comprovação de histórico de medicação regular e diária de corticóides.

A vacinação será realizada no Centro de Especialidades Médicas - CEM, das 8h às 16h. Pais ou responsáveis deverão apresentar cópias de laudo e receita ou declaração médica comprovando a condição da criança.

Pais ou responsáveis que não tiverem o documento em mãos devem procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS de referência e solicitar às equipes de saúde a confecção do documento.

Procedimentos de vacinação

Pais ou responsáveis deverão assinar um termo de consentimento de vacinação antes de a criança ser imunizada. Caso ela não esteja acompanhada pelos responsáveis legais, será necessária a apresentação de declaração de autorização, juntamente com o documento da criança.

Após ser vacinada, a criança deverá permanecer em observação no CEM por 20 minutos. Não é recomendada a vacinação da criança caso ela apresente febre ou confirmação de Covid-19.

Para ser vacinada, a criança deverá residir em Itabirito, e os pais ou responsáveis deverão apresentar comprovante de endereço. Além disso, deverá ser apresentado CPF ou cartão do SUS em nome da criança como comprovação.