Fiscalização de Itabirito tem nova frente de trabalho com mudança no Plano Minas Consciente

O Plano Minas Consciente está em constante adequação ao cenário de Minas Gerais. Dessa forma, as atividades comerciais podem integrar novas ondas, conforme o entendimento do Governo do Estado. Foi o que aconteceu com os salões de beleza, estéticas e barbearias, que deixaram a Onda Vermelha e passam a integrar a Onda Amarela, que está liberada para abertura em Itabirito. “Nossa cidade continua seguindo o plano do Estado. Então a fiscalização se mantém atualizada e muito atuante em todo o comércio”, pontua Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

Fiscalização trabalha na reabertura responsável do comércio (PMI)

O Programa Municipal de Fiscalização do Comércio e Enfrentamento à Covid-19, criado para organizar o trabalho de adequação ao Minas Consciente, segue seu trabalho pela cidade, reunindo fiscais de vários setores. “A atuação dos fiscais também mostra para a população que não é hora de relaxar. O combate ao coronavírus precisa ser constante e, com isso, as pessoas precisam entender que o mundo em que vivíamos até fevereiro não existe mais. É preciso nos adequar a esse novo mundo, com cada um fazendo a sua parte pela saúde de todos”, avalia Raphael Rondow, secretário de Esportes e Lazer e um dos gestores do Programa de Fiscalização.

Fiscais atendem à denúncias da população (PMI)

Com a liberação do funcionamento de mais uma atividade comercial, os fiscais de Itabirito iniciaram uma frente de trabalho diferente, a fim de preparar os empresários para a reabertura responsável de seus estabelecimentos. “Desta vez, imprimimos e entregamos o Protocolo do Plano Minas Consciente para os profissionais que fiscalizamos. É importante que os donos de salões, estéticas e barbearias entendam que podem abrir suas portas, apenas, se conseguirem tomar medidas efetivas de combate ao coronavírus”, explica Mayra Michel, fiscal da Prefeitura de Itabirito.

Salões e barbearias são fiscalizados para reabertura (PMI)

Entre as exigências do Minas Consciente está a extinção da sala de espera, obrigatoriedade de agendamento dos clientes, distância mínima de dois metros entre as pessoas atendidas e intervalos de 30 minutos para que os profissionais possam higienizar todo o ambiente. “A fiscalização está nas ruas para notificar, multar e cassar o alvará, se encontrar qualquer irregularidade que gere risco de contágio”, explica Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente e um dos gestores do Programa de Fiscalização da Prefeitura de Itabirito. Até o dia 05 de junho, as equipes já somavam 125 notificações emitidas para as atividades comerciais que foram flagradas com alguma irregularidade e, destas, sete foram multadas por reincidência ou risco claro à saúde pública.

Donos de salões, estéticas e barbearias recebem fiscalização para reabertura (PMI)

O Plano do Governo do Estado ainda prevê medidas a serem adotadas pelos clientes dos salões de beleza, estéticas e barbearias, que devem estar fixadas dentro dos estabelecimentos. Veja algumas regras: caso apresente sinais de gripe ou resfriado, adie o procedimento até melhora completa dos sintomas, pelo período mínimo de 14 dias; realize a higienização das mãos ao entrar no estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas”; evite rir, conversar, manusear o telefone celular ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca, durante sua permanência no estabelecimento; leve seu próprio material, como toalhas e instrumentos de manicure; ao chegar em casa, higienize as mãos e antebraços com água e sabão.

Em ação especial, fiscais entregaram regras de funcionamento aos proprietários (PMI)