Prefeitura de Itabirito participa de iniciativa nacional para promover a equidade de gênero na gestão pública

Prefeitura de Itabirito participa de iniciativa nacional para promover a equidade de gênero na gestão pública

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Controladoria-Geral Municipal, está participando do projeto “Ação Coletiva Mulheres no Controle”, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Banco Mundial para promover a equidade de gênero e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão pública. 

O projeto é voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ênfase no ODS 5 da Agenda 2030 e em ESG. Uma das etapas consiste na autoavaliação das controladorias, mediante a cooperação técnica Conaci e Rede Equidade, a partir do Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (IDE), desenvolvido pela Rede Equidade, formada pelo Senado Federal e 11 instituições públicas federais, incluindo o Conaci. Para o desenvolvimento do projeto foi estabelecido um Grupo de Trabalho, com representantes de 17 estados. 

O estudo será desenvolvido pelo Grupo de Trabalho composto por representantes do Conaci, do Banco Mundial e das controladorias participantes. O objetivo do Grupo de Trabalho é engajar as controladorias e desenvolver a pauta. A publicação será desenvolvida pelas pesquisadoras do Projeto. 

 Importância da iniciativa 

 Em Itabirito, a iniciativa conta com a participação da controladora-geral Daniela Orlandi e da subcontroladora de Transparência, Dináh Braga. Os encontros, que tiveram início em janeiro, ocorrem quinzenalmente, em formato online, visando aprofundar e desenvolver o tema central. A previsão é de que as reuniões sejam concluídas em junho, com a criação de uma cartilha de boas práticas. 

 O trabalho evidencia a importância de garantir a mulheres e homens iguais oportunidades de acesso a serviços públicos, educação, trabalho e renda. 

 “A atuação na Ação Coletiva Mulheres no Controle é uma oportunidade enriquecedora que amplia nossa visão sobre a importância de formular políticas públicas e projetos que estejam em consonância com os objetivos globais de igualdade de gênero. É essencial iluminar essa questão tão vital”, ressalta a controladora Daniela Orlandi.