Portal da Transparência de Itabirito é destaque em Encontro Mineiro de Ouvidorias

O Portal da Transparência da Prefeitura de Itabirito foi destaque no I Encontro Mineiro de Ouvidorias, realizado em Belo Horizonte, no dias 17 e 18 de maio. Durante o evento, que contou com participação de representantes de todo o estado, o ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, e o ouvidor-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Costa Nassif, apresentaram o modelo de Itabirito como exemplo a ser seguido.

O Portal, que foi totalmente reformulado no segundo semestre de 2017, também é utilizado como referência pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) em todo o Brasil. De acordo com o controlador geral interno de Itabirito, Maurício Fernando Miranda, a Prefeitura realizou uma parceria com a ABO para a reformulação. Durante o processo, a equipe fez uma série de sugestões que foram acatadas pela associação. “Eles implementaram as melhorias no nosso sistema e, desde então, o utilizam como modelo em outros municípios”, explica.

Melhorias

Desde o segundo semestre do ano passado, diversas melhorias foram implementadas para que os cidadãos consigam encontrar as informações buscadas com mais facilidade. Entre as mudanças estão o avanço das ferramentas de busca, o aumento dos ícones de cada seção para facilitar a visualização, inclusão da referência legislativa de cada item, possibilidade de realização de denúncias anônimas pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e–SIC), ouvidoria interna e disponibilização de receitas e despesas em tempo real.