Compliance e respeito aos recursos públicos: Prefeitura de Itabirito realiza intercâmbio com a Controladoria-Geral do Estado

A Prefeitura de Itabirito se reuniu nesta terça-feira, dia 23 de novembro, com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). Durante o encontro, na Cidade Administrativa, representantes do executivo municipal e do órgão estadual reafirmaram o intercâmbio visando ao desenvolvimento de atividades ligadas ao programa de integridade e boas práticas na administração pública de Itabirito, implantado em 2019.

“A Controladoria-Geral do Estado nos recebeu de maneira bastante solícita e se colocou à disposição para trabalhar em parceria conosco, por meio de consultorias, capacitações para que Itabirito dê sequência ao programa de compliance”, destaca a controladora-geral do município, Daniela Orlandi.

O encontro também contou com a participação do prefeito Orlando Caldeira; do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle; e do superintendente central de integridade e controle social, Thomaz Anderson Barbosa da Silva.

Gestão transparente

Graças ao trabalho competente da administração municipal e à implantação do sistema de compliance, Itabirito está atualmente entre os 20 municípios mais transparentes de Minas Gerais, conforme a Escala Brasil Transparente - Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Com nota 8,25, superior à média nacional, Itabirito avançou para o 198º lugar no ranking brasileiro. Na avaliação anterior, realizada em 2018, o município estava na 424ª colocação.

“Garantir a transparência e o respeito aos recursos públicos é um dos principais compromissos da administração municipal. Itabirito tem evoluído a cada dia, e os números positivos, hoje, são consequência do compromisso de todos os servidores municipais”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.