Prevenção do Coronavírus em Itabirito

O “Coronavírus” é a forma como tem sido chamada a infecção por um coronavírus específico, o vírus SARS-Co-V-2 (cepa 2 do coronavírus causadora de síndrome respiratória aguda grave, em inglês Severe Acute Respiratory Syndrome). O nome técnico da doença é COVID-2019 (Doença pelo coronavírus de 2019).

No último dia 27 de fevereiro, identificamos caso suspeito em Itabirito: uma pessoa que veio da França (país onde há circulação do vírus) chegou em Itabirito em 16 de fevereiro. Sem febre, teve tosse, dor de cabeça, dor de garganta e corisa (‘nariz escorrendo’) em 26 de fevereiro. Foi colhido material para exame que está sendo feito na Fiocruz, ainda sem resultado.

Esse caso, por ser de alguém que NÃO teve febre, jovem, com histórico de asma e rinite alérgica e por ter melhorado com remédios para alergia, o diagnóstico é muito provavelmente apenas alergia respiratória (a chance de ser doença por aquele coronavírus é muito pequena). Os seus familiares estão sendo monitorados até que os resultados saiam.

Até o momento não há evidência de circulação do vírus em Itabirito. Portanto, no que diz respeito ao que fazer, consideramos que estamos no “Nível de enfrentamento 1”. Esse nível é caracterizado pela existência de ameaça real de introdução do vírus no município por ocorrência de casos (suspeitos e/ou confirmados), importados de áreas afetadas. Reforçando: até o momento não há evidência de circulação do vírus no município e, portanto, as medidas são essencialmente de prevenção e de planejamento se algum caso venha a ser confirmado.

A doença causada pelo Coronavírus SARS-Co-V2 é similar a um resfriado comum ou uma gripe. Os principais sintomas são: febre, corisa (‘nariz escorrendo’), dor de cabeça, tosse, espirros. Casos graves (muito mais raros) podem levar a dificuldade para respirar.

O critério mais importante para distinguir se é resfriado comum ou se pode ser COVID2019 é ter vindo, há menos de 14 dias, de países onde há casos (ex.: Itália, França, Irã, China etc).

Devemos ficar atentos para a prevenção da doença, feita da mesma forma para resfriados, gripe e outras infecções transmissíveis por contato direto:

  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o braço;
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lavar as mãos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

Se você chegou de viagem internacional de algum dos países onde há circulação do vírus e está com sinais de resfriado é razoável ser cuidadoso e evitar ao máximo ter contato com outras pessoas. Se julgar necessário ir ao serviço de saúde, informe, ao chegar lá, que precisa de uma máscara para aguardar ser atendido.

Mais informações: (31) 3563-2165