Experiência inédita: Prefeitura de Itabirito premia vencedores do ‘Quiz do Centenário’ com voo cativo de balão

Imagine o privilégio de fazer um voo cativo de balão em uma manhã ensolarada. Os oito vencedores do ‘Quiz do Centenário’ tiveram a oportunidade de viver essa experiência inédita no último sábado, dia 11 de fevereiro. O evento realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Comunicação, reuniu famílias e coloriu o céu da cidade com um balão de 27 metros de altura.

O balão foi posicionado no centro do estádio do União Sport Club e, além do voo cativo com os vencedores do quiz, ficou disponível para fotos de crianças e famílias que desejaram conferir mais de perto o funcionamento do sistema responsável pelo aquecimento durante os voos.

“Proporcionar à população esse momento de convivência familiar por meio de mais uma ação da Prefeitura é gratificante. Estamos acostumados a acompanhar voos de balão por meio da internet e da televisão. Trazer isso para perto das pessoas é uma experiência inédita é mágica”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.

O voo cativo de balão foi planejado com o objetivo de oportunizar um novo olhar sobre Itabirito. “Tudo começou com o ‘Quiz do Centenário’, que fez referência a personagens históricos, monumentos e paisagens que só a nossa cidade tem. Em tempo de centenário, essa experiência inédita permite aos participantes reavivar o amor por Itabirito a partir de novos ângulos e olhares”, destacou a secretária de Comunicação, Bianca Gallo.

Ganhadores aprovam iniciativa

O voo cativo proporcionou aos vencedores do quiz uma experiência única. “Foi a primeira vez que subi em um balão. Dá um frio na barriga, mas é uma experiência fantástica. A iniciativa atraiu o público, foi diferente. Muito bacana”, relatou Lucas Queiroz, morador do bairro Funcionários.

Jair Félix de Paula, do Santo Antônio, também avaliou a ação de forma positiva. “Achei tranquilo. Tive uma vista linda de parte da cidade. Achei uma ótima ideia. Que aconteça mais vezes. Foi ótimo”.

Inclusão garantida

Durante o evento, as crianças se divertiram em brinquedos infláveis disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura. Sandra de Souza, moradora do bairro Padre Adelmo, levou o filho Mateus Rodrigues, de oito anos, para curtir os brinquedos e tirar uma foto bem pertinho do balão. “Achei o máximo ver o balão de perto. Foi muito legal. Agora tenho muitas histórias para contar para meus amigos”, relatou.

Voo cativo

O voo cativo é uma modalidade bastante utilizada em eventos, que consiste em manter o balão inflado e ancorado ao chão por meio de cordas. Ele sobe de 15 a 25 metros, conforme a velocidade do vento, permanece um tempo no ar e desce no mesmo local de onde decolou”, explicou o piloto e proprietário da empresa Entre Nuvens Balonismo, Caio Avelino.

De acordo com o piloto, a modalidade é a mais adequada à realidade local. “O município tem belíssimas paisagens. Um voo livre, por exemplo, seria lindo. Porém, não seria recomendável, já que a cidade não possui áreas próprias para pouso. O voo cativo proporcionado em Itabirito contou com toda a estrutura necessária para garantir segurança aos participantes”, finalizou.