Ações centenárias: Prefeitura de Itabirito dá início à programação especial na contagem regressiva para os 100 anos

A Prefeitura de Itabirito deu início na última quinta-feira, dia 7 de outubro, à programação das ações centenárias. Na contagem regressiva para a comemoração dos 100 anos, em 7 de setembro de 2023, diversas atividades agitarão o município, mensalmente, a cada dia 7.

Neste primeiro mês, os eventos contemplaram a entrega do prédio sede da Secretaria de Segurança e Trânsito, a inauguração do painel digital em frente à Prefeitura e o aulão de Ritmos no Complexo Turístico da Estação.

“O centenário será um momento único na história de Itabirito. Exatamente por isso, estamos preparando uma programação especial e contamos com a participação da população. Esse centenário é de todos nós que amamos Itabirito e queremos vê-la cada vez mais desenvolvida”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.

Entrega da nova sede da Segurança e Trânsito

Na abertura, durante a manhã, foi realizada a entrega do prédio que abriga a Secretaria de Segurança e Trânsito, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além do pavilhão das bandeiras.

“A segurança pública de Itabirito agora tem um espaço adequado para abrigar praticamente todos os serviços de segurança ligados à Prefeitura. É a realização de um sonho. Como ex-Guarda Municipal e primeiro integrante da força de segurança a estar à frente da Secretaria, é um orgulho muito grande fazer parte desse momento”, comemorou o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro.

Modernidade e transparência

A programação de outubro também contou com a inauguração do painel digital em frente à Prefeitura. O novo meio de comunicação reafirma o compromisso com uma administração moderna e mais transparente.

“O painel atende a uma importante demanda de comunicação. Queremos uma população informada sobre as ações e sobre o dia a dia a Prefeitura e também que participe conosco na construção desse momento marcante que será o centenário”, destaca a secretária de Comunicação, Bianca Gallo.

Aula de ritmos no Centro

Fechando a programação, o Complexo Turístico da Estação recebeu uma edição especial do aulão de ritmos. No embalo da trilha sonora, dezenas de praticantes se exercitaram, cumprindo todos os protocolos sanitários.

“É direito de cada um ter acesso ao esporte, e o aulão de ritmos é uma ferramenta importante. Esporte e atividades físicas devem fazer parte da nossa rotina. Fico bastante feliz com essa retomada segura das atividades presenciais”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.

Sentimento compartilhado com os participantes. “Obtive resultados importantes desde quando iniciei as aulas de ritmo. Cheguei a perder 20kg. Com a chegada da pandemia, quando tudo parou, engordei novamente. Agora estou na luta de novo. Recomendo a prática dessa atividade tão gostosa”, afirmou Patrícia Roberto, de 40 anos, moradora do bairro Meu Sítio.