Programa PROSA: Prefeitura de Itabirito promove dia de visitação de servidores ao viveiro municipal

Oportunizando aos servidores próximos da aposentadoria momentos de interação e cuidados com a terra, a Prefeitura de Itabirito promoveu uma visita ao Viveiro Municipal. A ação foi realizada pelo Departamento de Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os servidores que participaram da visita fazem parte do Programa de Reflexão e Orientação Sobre a Aposentadoria (PROSA), que prepara os servidores para aposentadoria e transição da rotina, além de valorizar as potencialidades individuais, a fim de compreender a aposentadoria como fechamento de um ciclo e o início de outro.

A visita ao viveiro teve como objetivo apresentar aos servidores o funcionamento do local e estimular a criação de hortas domésticas. Nos encontros ao longo do programa, diversos participantes manifestaram o amor pelas plantas e o interesse em conhecer os processos de plantio.

“No levantamento que realizamos no ano passado, descobrimos que a Prefeitura tem mais de 900 servidores acima de 50 anos. É uma tendência mundial haver mais idosos do que jovens em 2050. Precisamos criar políticas e ações voltadas para esse público e adequar os conteúdos e formatos à realidade de cada grupo”, destacou Juliana Ferreira.

Atualmente, o programa PROSA reúne servidores das Secretarias de Obras, de Urbanismo e de Administração, além do Departamento de Vigilância. As inscrições para nova turma será aberta no mês de agosto.

“Eu achei bastante interessante. Aprendemos diversas coisas aqui que imagino que grande parte da população não sabe. Além disso, há duas coisas que me chamam atenção: o contato com os animais e com as plantas. Com essa visita aqui ao viveiro, estou me sentindo revigorado em meio ao verde, às plantações e respirando ar puro”, afirmou o agente de combate a endemias, Jesus Fernandes de Deus.

Prosa (2)

Visitas ao viveiro

Com o objetivo de incentivar o cultivo orgânico e a formação de pomares domésticos, a Prefeitura oferece à população em geral a oportunidade de visitar o viveiro municipal e, ainda, solicitar mudas de variadas espécies.

“Estamos muito satisfeitos e felizes em alcançar o nosso objetivo, que é promover essas visitas ao viveiro e trazer um público diverso para conhecer o local, além de difundir nossas ações e proporcionar a prática da educação ambiental aos visitantes”, aponta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.