Prefeitura de Itabirito realiza palestra sobre inspeção e fiscalização de alimentos em escolas

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou na última semana palestra sobre inspeção e fiscalização de alimentos de origem animal. A ação, que integra projeto em desenvolvimento destinado à conscientização da população em relação ao consumo de alimentos inspecionados, ocorreu na Escola Municipal Ana Amélia Queiroz.

A estratégia é desenvolver o projeto nas escolas junto aos alunos e professores por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Todas as escolas de Itabirito serão contempladas na programação.

“A palestra teve como finalidade apresentar aos alunos a importância do serviço de inspeção e do papel do médico veterinário que atua na inspeção e fiscalização de alimentos. Os alunos receberam instruções sobre a identificação de produtos legalizados e inspecionados nas prateleiras dos estabelecimentos e também foram conscientizados sobre os riscos do consumo de produtos clandestinos”, explicou o médico veterinário Fernando Feijó.Palestra Agricultura SIM (1)

Ao todo, 90 alunos participaram da palestra, que também se destinou a fomentar e incentivar o consumo de produtos das indústrias regularizadas no município, sendo, ainda, uma iniciativa de apoio ao comércio local.

“Achei a palestra muito importante. Foram abordados assuntos que estão em nosso dia a dia. Com isso, poderemos compartilhar com mais pessoas o que aprendemos sobre os selos e sobre as doenças que corremos risco de ter quando ingerimos alimentos não inspecionados. Além disso, consegui enriquecer os conhecimentos sobre a importância do veterinário na área alimentar e na nossa saúde”, destacou a aluna Isabelli Oliveira.

“Não basta a fiscalização das indústrias. Acreditamos que o consumidor consciente e informado também exerce o papel de fiscal, incentivando a cadeia de produção e consumo seguro e de qualidade, o que também incentiva outros empreendedores a saírem da informalidade”, acrescentou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.