Prefeitura de Itabirito promove capacitação para agricultores familiares

A Prefeitura de Itabirito, em parceria com a Empresa de Assistência Tecnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater, promoveu nessa quarta-feira, dia 29 de novembro, capacitação para os membros da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabirito – Apafi.

Realizado na Casa de Cultura Maestro Dungas, o encontro teve o objetivo de dar início a uma parceria visando à adequação dos agricultores locais que produzem alimentos comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae.

“A entrega desses alimentos tem exigências ligadas a boas práticas de manipulação e fabricação, além da rotulação dos produtos para posterior comercialização. Por isso, estamos iniciando esse trabalho de adaptação com os produtores locais”, destaca a extensionista de Bem-estar Social da Emater, Marilda de Almeida.

Capacitação para a Apafi (1)

A capacitação também contou com instruções da Coordenação Técnica de Vigilância Sanitária, que abordou a legislação de regência da Vigilância em Saúde, ações de controle sanitário e o procedimento de regularização de empreendimentos de acordo com as normas sanitárias vigentes.

“A iniciativa é fundamental para a segurança alimentar. Respeitar as normas durante o processo produtivo significa garantir que os produtos cheguem ao consumidor final com qualidade”, explica o coordenador técnico da Vigilância Sanitária, Isaias Hidelfonso.

Capacitação para a Apafi (3)