Mulheres Artesãs: Prefeitura de Itabirito e Emater-MG disponibilizam catálogo online para divulgação de projeto de artesanato

O projeto Mulheres Artesãs - Solidariedade e Desenvolvimento ganhou mais um incentivo. O catálogo “Péde Pastel de Angu”, elaborado por meio do projeto com apoio da Prefeitura de Itabirito e da Emater-MG para apresentar o trabalho das artesãs, já está disponível em formato digital.

O catálogo exibe a coleção de artigos de mesa e de cozinha produzidos pelas artesãs por meio das oficinas realizadas ao longo do projeto. A coleção é inspirada na cultura local e tem como objeto de referência o tradicional pastel de angu, patrimônio imaterial de Itabirito.

“Conseguimos superar os desafios impostos pela pandemia e, agora, apresentamos o resultado dos trabalhos com grande orgulho dos coordenadores do projeto e, principalmente, das artesãs que aperfeiçoaram as técnicas de produção e a capacidade de gestão. Temos certeza de que o artesanato de Itabirito estabeleceu sua identidade. A população e os turistas vão se encantar com os diversos produtos e acessórios”, garante o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rainer Cardoso.

Apresentação do catálogo

Ainda no mês de março, foi realizada a apresentação da prévia do catálogo, que será lançado em formato físico no fim de abril. O encontro contou com a presença das artesãs do projeto, de representantes do Poder Executivo e da Emater-MG.

“Para as artesãs, o lançamento do catálogo significa, além de concluir com sucesso os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto, abrir as ações de divulgação e comercialização dos produtos”, afirma a extensionista de bem-estar social da Emater em Itabirito, Marilda de Almeida.

Mulheres artesãs (2)

Autonomia e incentivo à profissão

Iniciado em 2020, o projeto Mulheres Artesãs tem como objetivo proporcionar inclusão produtiva, ocupação e renda, buscando autonomia e sustentabilidade de artesãs e suas famílias.

A iniciativa é uma realização da Emater-MG, em parceria com a Prefeitura de Itabirito, e conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e gestão financeira da Adesiap.

“Foi maravilhoso participar do projeto e trocar experiências. Acredito que esse catálogo será ótimo para nossas vendas e para a ampliação dos nossos negócios. Durante as oficinas, os instrutores nos ajudaram bastante no projeto”, comemora a artesã Sipriana Morais, moradora do distrito de Acuruí.

CLIQUE AQUI e acesse o catálogo do projeto Mulheres Artesãs: