Filiações, Adesões, Programas e Associações

Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI 

Em uma sociedade que demanda atitudes cada vez mais ativas em defesa da transparência dos gastos públicos, o Conaci exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. 

  

Time Brasil 

Time Brasil é um novo programa de cooperação entre estados, municípios, CGU e órgãos parceiros para implementação de ações locais com a finalidade de melhorar a gestão e fortalecer suas capacidades de prevenção e detecção da corrupção. 

De acordo com uma autoavaliação e prioridades escolhidas pelos gestores e suas equipes, será definido um Plano de Ação que tem como pilares a transparência, a integridade pública e a participação social. Esses três aspectos serão objeto de melhorias da gestão, que contará com apoio técnico da CGU e da rede de parceiros locais. 

  

Associação Brasileira de Ouvidores – ABO 

Fundada em março de 1995 a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman Nacional atua em todo território brasileiro. tem por objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. 

De acordo com as normas da Associação Nacional, a ABO/MG (Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais) foi fundada em setembro de 2007. Sem fins lucrativos e vinculação político-partidária, a associação atende o território estadual de Minas e capacita os ouvidores e ouvidorias do estado, declarada de utilidade pública pela Lei 20.344/2012. Ela oferece cursos e orientações a todos, promovendo eventos e congressos, nacionais e internacionais, abordando temas relacionados às suas atividades. A Associação reconhece a importância dos ouvidores e ouvidorias para o estado e seu principal objetivo é atender às suas necessidades a fim de suprir as demandas da população. 

 

E-prevenção

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.