DADOS GEOGRÁFICOS

72dpi_infografico5

Itabirito está localizada na região central de Minas. Situada no Quadrilátero Ferrífero, a cidade é a ponte entre a capital mineira Belo Horizonte e a cidade histórica de Ouro Preto. Entre serras e montanhas, o município ocupa uma área de 541,93 km² e temperatura média anual de 18,5ºC. O clima da cidade configura como Tropical de Altitude, com período seco de junho a agosto e a época de chuvas entre novembro e março.

Pertence a Bacia do Rio das Velhas, que corta parte norte de seu território. A sede do Município está localizada a 848 m de altitude. Sua posição é determinada pelas coordenadas geográficas de 20º 15’ 11” Latitude Sul e 43º 47’ 21” Longitude Oeste. O Município é composto pelos distritos: Bação, São Gonçalo do Monte e Acuruí e comunidades: Barrinha, Bonsucesso, Bota Cabral, Cachoeirinha, Calado, Capanema, Córrego do Bação, Grota da Mina, Jaguara, Macedo, Mata, Medeiros, Palmital, Perobas, Pico, Ribeirão do Eixo, Saboeiro e Teixeiras.

O ponto topográfico mais alto da cidade é o Pico da Serra de Ouro Fino, no Espinhaço, com 1753 m² de altitude, já o mais baixo é a confluência do Ribeirão Manso e do Rio das Velhas, com 770 metros de altitude. A elevação na área central é de 848 metros e no Pico de Itabirito os dados são de 1586 metros.

Em crescimento, Itabirito conta com 49.203 moradores. Destes, 75,8% (36.842) fazem parte do eleitorado total do município segundo estáticas do Instituto Brasileiro de Estatísticas – IBGE no ano de 2014. Com taxa de crescimento estimada em 4,3% ao ano, a cidade é promessa para empresas multinacionais e se desenvolve como pólo industrial.

72dpi_infografico4

Com três roteiros turísticos, Itabirito está inscrita na Associação dos Municípios do Circuito do Ouro. Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira do município por ordem do Papa João Paulo. As comemorações ocorrem nos primeiros quinze dias de agosto.

Itabirito está inserida na área do DDD 31. A caixa postal do município é 35450-000. As comemorações do aniversário e emancipação política da cidade ocorrem no dia 7 de setembro. A fundação da Sede aconteceu no dia 3 de abril de 1709, segundo a Lei nº 1894/95.